top of page
  • Foto do escritorrobertahenriette

O que é Biografia Humana Antroposófica?

Atualizado: 27 de jul. de 2020

Para mim, Biografia Humana Antroposófica é a melhor metodologia de pesquisa sobre si mesmo. A frase, “Homem, conhece-te a ti mesmo”, representa muito sobre esta pesquisa.


Costumo dizer que a Biografia Humana é a imagem de uma jornada. É a imagem que vai se formando ao longo das experiências vividas com tudo aquilo que achamos “ter direito” de carregar na mochila. E ao longo do caminho vamos descobrindo que podemos esvaziar esta mochila. Uma das atividades é desconstruir crenças limitantes provenientes das culturas por onde transitamos, seja hereditária, familiar, profissional, social, etc.


Tudo começa com pesquisa e investigação dos fatos biográficos da história de vida da pessoa. Utilizamos o método do "contar histórias", ou seja, o indivíduo conta a sua história, revisitando fatos e imagens biográficas do passado através dos ciclos de vida. Abordamos os ciclos de vida olhando para os setênios, ou seja, os fatos que aconteceram a cada sete anos, do nascimento até os 7 anos, depois dos 7 até os 14 anos e assim sucessivamente até a idade atual do indivíduo.


Diversos recursos são utilizados para registro, compreensão, desconstrução e/ou ressignificação desta imagem, como cartas biográficas, desenhos em pastel, guache, argila, tapeçaria, etc. Isto depende de cada Aconselhador Biográfico e suas habilidades criativas e percepção do processo.


É possível realizar a Biografia Humana nas seguintes formas:

  • Incômodo do momento

  • Panorama Biográfico

  • Oficinas Biográficas


Incômodo do Momento

O incômodo do momento é algo latente na alma e quando pesquisada não tem a ver com questões concretas materiais, mas sim com a essência e o propósito do Indivíduo. É aquela angústia, tristeza, insatisfação, um vazio que não há nada material que suporte ou supere esse tipo de sentimento. Muitas vezes existe um excesso da presença do bem material e das relações como: dinheiro, viagens, carro, ótimo emprego, casamento, filhos, etc... e nada disso alivia a dor da alma do indivíduo.


Aqui o Aconselhador Biográfico utiliza dos recursos e técnicas biográficas para abrir um movimento de pesquisa em conjunto com o cliente. Ou seja, pesquisar através dos setênios e identificar se é uma crise de identidade, crise de autenticidade, crise de dons e talentos e/ou um padrão repetitivo que tem origem em algum lugar do passado, em algum setênio da sua biografia. Muitas vezes a origem deste padrão repetitivo está na Cultura Hereditária herdada. São os valores e crenças limitantes que vão nos aprisionando ao longo da jornada individual e que limitam nossas ações no presente. Cada crise tem um lugar específico num setênio para ser pesquisado.


Desapegar dessas crenças e valores limitantes é ter crises de autenticidade até que se entenda e aceite que uma nova jornada começou. É esvaziar a mochila!

Panorama Biográfico

É olhar para a biografia desde o nascimento até a idade atual. Setênio por Setênio. Tenho por princípio antes de abrir uma biografia por setênio, pesquisar junto com o cliente o genograma da sua Cultura Hereditária. Sempre tem um “totem megalítico” na mochila do cliente sobre a sua Cultura Hereditária e que ele desconhece.


Todo ser humano é um pesquisador da sua própria biografia e quando o faz com o apoio de um profissional da Antroposofia, consegue investigar com consciência os fatos, desconstruir e/ou ressignificar questões biográficas do passado, bem como redirecionar o presente com um novo olhar sobre si mesmo, suas relações, seu ambiente e sua ancestralidade. Olhar para nossa história de vida é:

  • tomar a vida nas próprias mãos e assumir responsabilidades com autonomia

  • reconhecer pessoas que foram importantes para nós e a partir daí ressignificar essas relações e nos libertarmos de traumas, medos, inseguranças e crenças

  • ter coragem para revisitar diferentes paisagens vividas: ensolaradas e sombrias

  • descobrir que a vida faz parte de um contexto maior e existem certos ritmos e conexões únicos da biografia individual que estão ligados ao propósito da vida individual

  • viver melhor o presente e estabelecer metas conscientes para o futuro

  • aprender a ser mestre de si mesmo

Oficinas Biográficas

Nas oficinas podemos trabalhar tanto um tema quando o panorama biográfico. São realizadas em grupo e atinge um outro nível de aprendizado. O encontro com o outro nos ensina a compartilhar, amadurecer, vivenciar experiências de confiança para poder expressar a nossa dor e descobrir o humano genuíno dentro de nós através da verdade, amor, humildade, gratidão e liberdade biográfica.

Passar por um processo biográfico é salutar e transformador para o Pensar (mente), Sentir (emoções) e Querer (ações). É descobrir quem você é, e fazer escolhas com mais consciência. Dependendo das suas escolhas, você vai “dar de cara” com um ser humano orgânico e genuíno na sua essência, sem máscaras, muletas e mochilas... e com propósito e autonomia individual para melhor atuar no coletivo.


Abraços Libertadores!

1.408 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page